top of page
Buscar

O que Fazer Diante do que o Outro Deseja?

  • Marina Tiemi Saito
  • 6 de set. de 2023
  • 2 min de leitura

Atualizado: 4 de jun. de 2024


A relação com o desejo do outro desempenha um papel fundamental para a construção da subjetividade e na dinâmica das relações de cada um. Compreender como se posiciona diante desse desejo, perceber suas próprias demandas entendendo o movimento que costuma fazer frente a um outro é o primeiro passo para a construção de algo novo. Neste texto, exploraremos algumas reflexões sobre isso.


Compreender o que é o desejo do outro e o que é o seu desejo, não será uma tarefa fácil, já que as dinâmicas se entrelaçam. Na interação com os demais, o desejo do outro nos afeta, provocam angústias e confrontam nossas próprias demandas, muitas vezes, sem fazer perceber o esforço que se faz para tentar satisfazer este outro. Porém, o desejo do outro não deve ser confundido com a obrigação de satisfazê-lo, Lacan enfatiza que o desejo é sempre parcial e insatisfeito, ou seja, é da ordem do impossível atender completamente às demandas, sejam dos outros, quanto a nossa, somos seres desejantes. Reconhecer essa limitação é essencial para não se perder em uma busca constante em tentar agradar e satisfazer o outro.


Diante disso, se torna interessante perceber e considerar as suas próprias demandas. E uma análise pode ajudar a partir daí, é um convite a refletir sobre a influência dos ideais determinados do que é esperado de si, assim como as expectativas impostas pelos outros e poder pensar sobre o que se quer. Isso não significa se desvencilhar deste outro, mas que sabendo de onde está falando, que seja possível escolher estar ali ou em outro lugar.


Por fim, vale ressaltar que o desejo é singular e próprio de cada um e que deve ser valorizado e respeitado cada qual a seu modo. Compreender e se posicionar diante do desejo do outro implica em reconhecer a autonomia e a liberdade para buscar a realização de seus próprios desejos, sem anular ou subjugar o desejo de ninguém. É uma busca por querer entender a dinâmica que ocorre diante das relações que nos cercam, e requer paciência e dedicação, portanto, sinta-se convidado para explorar estas questões. Permita-se estar diante do novo.

 
 
bottom of page